CI

Torrãozinho

(Aracanthus mourei) Culturas Afetadas: Soja

 Aracanthus sp

Besouro marrom de 4 à 6mm de comprimento, com a forma do corpo oval e de coloração cinza mas, porém com o dorso do corpo sujo de terra, sendo esta fortemente aderida, confundindo com grânulos de terra. O adulto tem a aparência de partículas de solo aderidas aos élitro.

Danos: Geralmente o adulto inicia seu ataque nas bordas da lavoura, junto a estradas ou a talhões. O dano mais grave é quando o seu ataque ocorre na fase inicial do desenvolvimento da cultura e caracterizam-se por pequenos orifício e cortes nas margens da folha e dos cotilédones, conferindo um aspecto de serrilhado e em áreas com grande infestação, o inseto pode atacar também a gema apical do vegetal.

Controle: A aplicação de inseticida poderá ser feita somente na bordadura da lavoura (30-50m de largura), sendo que se o nível de desfolha não deve ultrapassar os 30%. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.