CI

Caruncho do feijão

(Zabrotes subfasciatus) Culturas Afetadas: Feijão, Feijão - armazenado

Sinônimos: Amblycerus pectoralis, Spermophagus dorsopictus, Spermophagus pectoralis, Spermophagus subfasciatus e Zabrotes dorsopictus

São insetos pequenos, sendo que a fêmea é maior que o macho. A larva é do tipo curculioniforme, passando diretamente do ovo para o interior da semente e, todo o desenvolvimento se dá nas galerias e câmar pupal construída pela larva. Antes de empupar, a larva abre um orifício de saída para o adulto.

Danos: Trata-se de uma praga cosmopolita, que causa grandes prejuízos ao feijão armazenado, pois ataca os cotilédones, onde abre galerias, podendo destruí-los completamente. A presença de ovos, galerias, de orifícios de saída, de insetos mortos e dejeções afetam a qualidade do produto. O ataque do caruncho afeta as qualidades culinárias do feijão. Os grãos destinados a semeadura também são prejudicados, porque o embrião é destruído.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.