CI

Cochonilha

Cochonilha dos frutos do mamoeiro (Aonidiella comperei) Culturas Afetadas: Mamão


Sinônimo: Chrysomphalus comperei

É considerada a mais importante cochonilha que ataca a cultura do mamão nas principais regiões de produção desta cultura no Brasil, incluindo áreas dos Estados do Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Norte.


Danos: Além de causar danos estéticos nas frutas, infestações pesadas desse inseto em troncos de mamoeiros podem enfraquecê-los levando à derrubada de plantas, devido ao vento ou o peso do fruto. A. comperei é capaz de rápida multiplicação e propagação em pomares de mamão, provocando graves danos às plantas e frutas.

Controle: O monitoramento desta praga pode ser realizado por inspeção visual dos ramos verdes e frutos ou com o uso de armadilha de feromônio para monitorar o início do vôo do macho. Para o controle químico, recomenda-se preferencialmente o óleo mineral, em função de sua seletividade, e produtos recomendados para a cultura.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.