CI

Podridão branca

(Sclerotium cepivorum) Culturas Afetadas: Alho

A podridão branca, causada pelo fungo Sclerotium cepivorum, é uma das mais importantes e destrutivas doenças fúngicas em espécies do gênero Allium. Essa doença tem grande incidência no campo, porém bulbos infectados e armazenados inadequadamente também apodrecem rapidamente.

Danos: Inicialmente observa-se um encharcamento da área infectada. Com a evolução da doença forma-se um micélio branco com a produção de pequenos escleródios de cor preta e ligeiramente arredondados. No armazenamento, com a colonização dos bulbos pelo fungo, em condições favoráveis, ocorre o completo apodrecimento dos tecidos.
 

Controle: A utilização de material propagativo sadio é uma das medidas mais eficientes de controle e redução de perdas no campo e no armazenamento. Durante a colheita deve-se evitar danos nos bulbos.  Para o armazenamento deve ser realizada uma boa cura e secagem do material vegetal, o qual deve ser armazenado em boas condições de temperatura, umidade e aeração.

O tratamento do material propagativo com fungicida é recomendado pela pesquisa. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.