CI

Cochonilha

Ortezia, piolho branco (Orthezia praelonga) Culturas Afetadas: Abacate, Abacaxi, Anonáceas, Cacau, Café, Citros, Cupuaçu, Guaraná, Kiwi, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Romã

Esta espécie de cochonilha é descrita como uma das principais espécies que causam danos na citricultura brasileira. É encontrada principalmente nas folhas e troncos das plantas. Além de ser um eficiente sugador, a ortézia, ao se alimentar, injeta nas plantas toxinas que contribuem para enfraquecê-las. As excreções eliminadas pelo inseto estimulam o desenvolvimento de um fungo negro, a "fumagina", que impede a realização plena da fotossíntese pelas plantas. É no período seco do ano que a praga prolifera com maior facilidade e se torna mais danosa.

Danos: Pela grande quantidade de seiva que extraem, provocam definhamento das plantas até sua morte. Deixam frutos com mau aspecto, o que dificulta a comercialização. São promotores de fumagina, o que dificulta a respiração e a fotossíntese das plantas.

Controle: Uso de óleos emulsionáveis associados a inseticidas fosforados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.