Nematóide

Nematóide das galhas (Meloidogyne exigua)

Culturas Afetadas: Café, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico, Tratamento de solo

Meloidogyne exigua afeta o sistema radicular, formando galhas. Normalmente, esse nematóide não é agressivo em lavouras com adubação equilibrada e lavouras localizadas em áreas que não apresentam deficiência hídrica. Esse nematóide está amplamente disseminado na cafeicultura brasileira e tem como plantas hospedeiras o chá, o pimentão, a melancia, a cebola, a trapoeraba, a tiririca, guanxuma, a azedinha e a maria- pretinha.

Danos:  Causa a formação de pequenas galhas nas raízes finas do cafeeiro. O sistema radicular apresenta-se reduzido, afetando a absorção de água e nutrientes. Quando a infestação é severa, as folhas caem nos períodos mais secos e frios.

Controle: O controle do nematóide do gênero Meloidogyne é muito dispendioso, principalmente devido ao fato de que a erradicação é praticamente impossível. O sucesso do controle em áreas infestadas depende de um conjunto de medidas associadas, visando principalmente reduzir o nível populacional e impedir a sua multiplicação.

Recomenda-se a utilização de mudas sadias e a limpeza das ferramentas e máquinas agrícolas antes de executar trabalhos nas áreas ainda não infestadas.

Executar adubação verde nas entrelinhas, utilizando plantas que inibem a reprodução, e retirar do campo as plantas daninhas hospedeiras dos nematóides.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente