CI

Mancha de alternaria

(Alternaria alternata) Culturas Afetadas: Algodão, Arroz, Aveia, Batata yacon, Cevada, Feijão, Kiwi, Maçã, Mamão, Milho, Romã, Sorgo, Trigo

O fungo pode atacar desde o estado de plântula, e provocar desfolhação e redução dos rendimentos. A doença se caracteriza pela produção de manchas e necrose foliares. Esse patógeno tem um amplo círculo de hospedeiros, podendo causar sintomas em espécies de diversas famílias de plantas.

Danos: O sintoma típico da doença na planta são manchas foliares pequenas, circulares, de coloração marrom clara, rodeadas por um halo marrom escuro. Evoluem para manchas irregulares coalescentes, com o centro cinza; as manchas velhas secam e podem destacar-se e deixar um buraco na lâmina foliar. Em caso de ataques severos, toda a folha é atacada e termina caindo. Os frutos, grãos e sementes também são atacados pelo fungo, sofrendo deterioração e apodrecimento.

Controle: Utilizar sementes limpas, livres do patógeno e adequadamente tratadas, realizar rotação de culturas e evitar o excesso de umidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.