Oídio

(Oidium caricae)

Culturas Afetadas: Mamão, Manga, Maracujá

Sinônimo: Ovulariopsis papayae

Esta doença é de ocorrência freqüente nos cultivos de mamoeiro e normalmente não afeta a cultura, mas, quando ocorre ataque intenso em plantas jovens, o patógeno pode provocar perdas consideráveis. O fungo está amplamente distribuído nas regiões tropicais e subtropicais onde se cultiva o mamoeiro.

Danos: O fungo provoca uma leve descoloração verde-amarelada, com contornos irregulares. Posteriormente, estas manchas coalescem e a parte inferior da folha é recoberta por estruturas do fungo de coloração branco-acinzentada e aparência pulverulenta. Com o desenvolvimento da doença, as folhas ficam amarelas, secam e caem. A queda das folhas deixa os frutos expostos, que sofrem queimaduras provocadas pelos raios solares. O patógeno pode infectar as folhas de qualquer idade, mas, quando o fungo afeta as folhas da parte superior, a planta pode apresentar redução de crescimento e perda de vigor.

Controle: Recomenda-se a utilização de produtos à base de enxofre, devendo ser aplicados com temperatura abaixo de 21 °C, mas geralmente os produtos utilizados para outras doenças também controlam o oídio.

Fotos

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente