Sinônimo: Margoronia nitidalis
Estas mariposas causam danos em frutos de várias espécies de cucurbitáceas, como melancia, melão, pepino e abobrinha.
Danos: O inseto adulto é uma mariposa de coloração marrom-violácea nos bordos das asas, com área central amarelada e translúcida, possuindo uma envergadura de 30 mm e 15 mm de comprimento.
A fêmea faz a oviposição nas folhas, ramos, flores e frutos. Após a eclosão surgem as larvas esverdeadas, que atingem em média 20 mm de comprimento. Em geral, atacam várias partes do vegetal, porém têm predileção pelos frutos, motivo pelo qual são denominadas broca das cucurbitáceas. As lagartas empupam nas folhas secas ou no solo, onde se transformam em crisálidas.
Controle: Fazer uso de inseticidas específicos, conforme recomendação do fabricante, que devem ser aplicados pela manhã ou à tarde, para não atrapalhar o inseto polinizador, e não pulverizar quando as folhas estiverem fechadas, além disso, deve-se prestar atenção a fitotoxicidade do produto.
Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 72 g/L, Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 24000 Unidades de Potência / mg p.c.
Bacillus thuringiensis subsp. aizawai 500 g/kg, Bacillus thuringiensis subsp. aizawai 1 x 10⁹ esporos viáveis/g p. c.
Lufenurom 50 g/L
Indoxacarbe 150 g/L
Indoxacarbe 150 g/L
Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 64 g/kg, Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 5 x 10¹⁰ esporos viáveis/g p. c
Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 32 g/kg, Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 25 x 10⁹ esporos viáveis/g p. c.
Ciantraniliprole 100 g/L
Ciantraniliprole 100 g/L
Ciantraniliprole 100 g/L
Indoxacarbe 300 g/kg
Lufenurom 50 g/L
Lufenurom 50 g/L
Cloridrato de cartape 500 g/kg
Cloridrato de cartape 500 g/kg
Triflumurom 480 g/L
Lambda-Cialotrina 250 g/L
Clorantraniliprole 400 g/L
Clorantraniliprole 400 g/L
Lufenurom 50 g/L
Metoxifenozida 420 g/L, Clorantraniliprole 105 g/L
Deltametrina 25 g/L
Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 850 g/kg, Bacillus thuringiensis subsp. kurstaki 1 x 10¹⁰ UFC/g p. c.
Fenpropatrina 300 g/L