CI

Verrugose

(Cladosporium herbarum) Culturas Afetadas: Ervilha, Maracujá, Soja

O fungo Cladosporium herbarum é o agente causal da verrugose da ervilha, do maracujá e da soja. Esta doença é considerada secundária e de incidência muito baixa, e, portanto, de pouca importância econômica. Em geral,

C. herbarum é um patógeno fraco, ocorrendo muitas vezes como saprófito sobre os tecidos enfraquecidos por outras doenças ou que sofrem de estresse ambiental. Há poucas referências sobre a distribuição mundial desse patógeno; existem registros de incidência apenas na Arábia Saudita, Estados Unidos e Brasil (Rio Grande do Sul). Existem registros de incidência sobre hospedeiras de mais de 30 famílias de plantas.

Danos: O sintoma típico da doença são manchas escuras nas hastes de plantas jovens ou enfraquecidas. Os sintomas apresentam-se como pequenas manchas irregulares, púrpuras a negras; com o avanço da doença, o centro das manchas deprime-se ligeiramente, resseca e torna-se acinzentado. Sob condições de alta umidade, o fungo esporula abundantemente e o centro das manchas torna-se enegrecido e com uma textura aveludada devido à massa de conidióforos e conídios presentes. As lesões apresentam-se alongadas, ligeiramente deprimidas e amarronzadas. Sob condições de alta umidade, o fungo torna-se mais ativo e as manchas aumentam de tamanho, coalescem até circundarem a haste, causando necrose profunda, que atinge os feixes vasculares, e a planta finalmente morre.

Controle: Por tratar-se de uma doença secundária, de pouca importância, pouco ou nenhum estudo tem sido desenvolvido à procura de fontes de resistência ou tolerância a C. herbarum. Planejar a semeadura visando evitar a coincidência dos estádios jovens da planta com o período mais chuvoso. Manter um espaçamento maior entre as plantas a fim de evitar alta umidade dentro da lavoura. Deve-se usar sementes sadias, limpas e adequadamente tratadas. Sob condições favoráveis ao desenvolvimento da doença, recomenda-se pulverizar com fungicidas protetores.

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.